quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Plano de aula com material digital




Essa aula foi elaborada por mim para os alunos do 4° Ano. Iniciei fazendo questionamentos sobre o conteúdo apresentado, para que eu pudesse identificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao que estava sendo apresentado. No início senti um pouco de dificuldade, pois já faz um bom tempo que estou fora da sala de aula, mas, com o andamento da aula fui me desinibindo daí então comecei a apresentação. Ao perceber que os alunos tinham dúvidas parava para realizar as explicações necessárias e percebe o quanto os alunos se interessavam e prestavam bastante atenção, já que o conteúdo apontava uma realidade vivenciada por eles, por várias vezes alguns alunos faziam colocações pertinentes, mostrando sua compreensão pelo que estava sendo apresentado. Percebi que ao realizar essa aula com recursos tecnológicos os alunos se mostraram mais participativos, com um envolvimento mais satisfatório, e isso me levou a repensar sobre a nossa prática pedagógica, refletir que alunos gostam de novidades, inovações e por isso nossas aulas precisam ser dinâmicas e mais atrativas.

3 comentários:

  1. Maria do Socorro.

    Seu blog está bom. As atividades postadas são interessantes, o que torna seu espaço, alegre, dinâmico e atrativo. Não visualizei as postagens das atividades realizadas nas unidades anteriores. Caso esteja em outra página, você poderá ampliar o número de páginas para visualização, certo?
    Abraços,
    Geny

    ResponderExcluir
  2. Olá colega! visitei o seu blog,gostei de sua estratégia para resgatar o conhecimento prévio de seus alunos e prender a atenção dos mesmos durante a realização das atividades.Percebi que no início você sentiu um pouco de dificuldades, mas sala de aula não é fácil.Parabéns você chegou lá.Isso é que importa.Marilene

    ResponderExcluir
  3. Oi Socorro,

    Gostei do seu plano e percebi que você auxilia bastante seus professores na escola, estimulando-os a usarem as TICs de forma dinâmica.Temos a possibilidade de fazer melhor a nossa gestão da sala de aula de modo interativo, prazeroso e dinâmico,pois as ferramentas digitais nos proporcionam tudo isso.Haverá mudanças na prática docente se realmente ele incorporar e utilizar constantemente essas ferramentas em seu planejamento, se ele estudar, buscar implementar o currículo oficial,pois o oculto o aluno já tem e traz com muita vivacidade , e, as vezes é ofuscado em sala de aula. Afirmo com propriedade que haverá mudanças no nível da aprendizagem do aluno, se o professor permitir que ele seja o sujeito desse processo, provocando o seu intelecto, instigando o aluno a buscar, dando orientação da fonte e como fazer, mediando esse conhecimento efetivamente.Continue com esse trabalho e efetivará o processo educativo em sua escola.

    Sucesso!

    Edna.

    ResponderExcluir